sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lorca & Whitman a las cinco en punto de la tarde






Reynaldo Valinho Alvarez



LORCA & WHITMAN A LAS CINCO
EN PUNTO DE LA TARDE


cantarei cantarás amores nunca vividos
os amores vividos estão temporariamente em recesso
a amada espera pacientemente o momento de novos enlaces


o tédio está recolhido em minha mão
canto hosanas ao Senhor e estou cansado
meu olho esquerdo pisca sem parar
todos me perguntam que é isso que me perturba
estou farto de que me perguntem que é isso e deixo passar


não tomarei remédios não entrarei na tua biritarei por bibocas
olharei de longe as biroscas das favelas
meu olho complicado desvendará problemas insolúveis
sherlockarei casos mil sob o cobertor
beberei chá a las cinco em punto de la tarde
e haverá sangre de toros y matadores na infusão de artemísia


lorquearei poemas sorumbáticos em tardes de tédio no escritório
enquanto o rei da voz ou a casa garson berrarão elis na loja embaixo
arrastando o arrastão do sucesso da moda


pontualmente às dezoito horas as prostituas começarão o trottoir
chisnandes pedirá pastéis com chope
guáxinton e eu ainda declamaremos um lorca de araque com
vozes de neruda
walt whitman deixará de ser whitman na geleia geral por trás da
gaiola de ouro
enquanto o amarelinho começará a receber a fauna das noites longas
o gerente efedapê estará a caminho do jardim bo(s)tânico
para curtir quatrocentidades com sua doce anamaria




in: O sol nas estranhas / 1979


in: A Faca pelo Fio / poemas reunidos / 1999


Nenhum comentário:

Postar um comentário