segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

WALK - DON'T WALK - Rafael Rocha Daud





RAFAEL ROCHA DAUD



[São Paulo, SP, 1979-]



WALK – DON'T WALK


Cale-se o monólogo interno! Palavras venham a mim
ajudar-me contra essa loucura.

Sou realmente capaz de determinação?
Que bobagens, esta luta não existe: -

sinto uma morte tão grande em mim
Ela não deveria ser vazia e inexorável;
completamente indulgente?
Mas ao contrário Esta morte é física
sinto-a presente, pesada
                            mas não consequente

Chego próximo ao meio-fio, levo
                       comigo meu tedioso monólogo
olham-me em volta com apreensão, como se eu fosse
                                me precipitar fora da vida -
pressentem logo a injustiça e o egoísmo, Na verdade,
                                                 me desprezam

e abandonam o dever de assistir este suicida
e enquanto pensam em como estão distantes
                                             da minha condição
-e não chegam a perceber meu apego pela vida-
não podem por certo ver o quanto estou conectado
                                                          a eles
          E como vivo intensamente, Estou bem vivo
(- Ana !...)
          Estou tão VIVO, e ainda assim

          Mas tenho estado presente, de corpo e espírito
(- Ana !...)
       Tenho sido tranquilo e pacientemente
       E impetuoso, quando convém
       E sempre atento nem os detalhes me escapam
O passado vive dentro de mim e não me prende,
                                            nem o futuro
Ouço tudo o que dizem e o mundo se transforma
                                      em sons que escuto
como as vozes e os choros e os cantos dos corações
                                     de toda gente de todo lugar
Mais os sons que nunca dizem nada, que no entanto
                           dizem muito quando os escuto
(- Ana !...)
        Quando caminho o chão não me sente
                  Porque sou livre e é como se eu voasse
E não me sinto inadequado onde eu esteja
[mesmo que saiba que muitos não se sentem próprios
(- Ana !...)
        quando vão a certos lugares,
        que vez ou outra sentem-se fora de seu próprio tempo
        sentindo nosso mundo mudar
        estamos ressentidos, por que sabemos que
        quanto mais as coisas mudam, mais elas nos cansam
                    O passado é cada vez mais insofactual
                    Uma era homogênea, como Eterna
                    E não suportamos que o Tempo seja um
                                                                      Imperador]

(- Ana !...)


Sinto-me intensamente vivo
                   e mesmo assim é como se eu tivesse abandonado
                                                                     muita coisa
Tenho em mim essa certeza
                         de um dia ter pertencido a algum lugar
E eu nasci, e não é isso abandonar algo,
                                          exatamente como a morte?

No íntimo há uma culpa
Sem ser o Pecado nem o ter nascido
                                       No mais íntimo e ínfimo e
imbricado, como se não fôra dentro nem fora mais
                                                               si mesmo
Essa culpa está ali alojada
                Como uma bala férrica na minha espinha dorsal
E eu não posso tirá-la pois mataria no mesmo instante
Bala coração! Bala pulmão!
                              não me adianta acusá-la de nada
acusar essa culpa em mim culpada de tudo e sua
                                              própria causa
Eu não queria sentir vergonha por ela: se eu apenas
                                              pudesse ser tolo
                                                                     (- Ana !...)
                      Quem é Ana? Ah, estão lhe chamando,
é a mais bela menina no outro lado da rua
Ela estivera me olhando por instantes
mas não cheguei a sorrir-lhe
(embora eu bem o quisesse) Isto bem parece uma confissão,
como se eu entregasse o sorriso
que antes neguei Mas não existia essa pretensão
Alguma coisa
                  é que me escondeu esse riso, até magoar
                                                                      meus olhos
Bela e inalcançável, quem és tu, Ana?
Mas não saberei, nem também o que terias sido
                                        se eu tivesse me pronunciado
se vivêssemos num mundo regido pelo querer onde
                     uma vontade poderosa pudesse rodar o globo
ao contrário, acelerar o tempo é criar aviões do nada
                            eu não poderia levantar uma palha sequer

Sou interpelado por aquele monólogo frio, ele
me quer impiedoso

Neste momento sinto uma languidez mórbida
(é como chamo esse querer estar imóvel e livrar-me
                                                        de meus olhos)
mas não tão silencioso assim: NÃO POSSO MAIS USAR
                                            ESTES OLHOS MACULADOS
Sinto uma inspiração mística sinto um ato litúrgico
                                                   surgindo em mim
Tudo o que vejo é fake perante essa dor
Por isto recuso-me a jamais abrir os olhos novamente.




fonte: CULT 29 / dezembro 1999






mais poemas em





Nenhum comentário:

Postar um comentário