terça-feira, 14 de janeiro de 2014

UM DIÁLOGO - by LdeM





Fonte da imagem : http://www.infiltrato.it



UM DIÁLOGO


LdeM


-Sabe? A gente poderia sair por aí, não? Deixar esta vida,
percorrer uma nova trilha, de peito aberto!
-Sei. Mas há um problema.
-Um problema?
-Não temos dinheiro.
-Hã? Não, não, pense bem. Sair por aí, acampar, passar
um dia e uma noite em cada cidade, novas amizades, novos amores!
-Mas esqueceu um porém.
-Qual?
-Não temos dinheiro.
-Isso? Olhe, olhe, pense comigo. Um amor em cada porto,
encontros e desencontros, e uma vontade de cair na noite!
-Esqueceu um detalhe.
-Detalhe?
-O de sempre: não temos dinheiro.
-De novo? Pois o que há? Não quer um delírio de aventuras, um
friozinho na barriga, de altos e baixos, um entorpecer de prazer,
um perder-se em orgia e poesia?
-Nada mau, nada mau. Mas já se esqueceu?
-Esqueci o quê?
-Não temos dinheiro.
-Lá vem você! Vamos ser criativos! Não estou te chamando para uma
sessão de cinema com refri e pipoca! Pense do meu lado: uma
fuga, dar o fora, entende? Sem essa de planos, mas mochila nas
costas, “ideia na cabeça e câmera na mão”!
-Dinheiro na mão, quer dizer.
-Já sei, vai dizer que não temos dinheiro.
-É isso aí.
-E se a gente ousasse um NÃO, nem que vez ou outra, sem rancores nem remorsos, mas para evitar esse constante SIM na ponta da língua? Esse
conformar-se, e limitar-se...
-Bonito, bonito. Mas novamente se esquece.
-Tá bom. Já sei.
-Entende. Não temos dinheiro.
-Mas é como se me sufocassem! Não posso nem pensar?! Venha,
ouça bem. É só deixar esse materialismo, esse apego ao conforto,
essa 'boa-vida' de fachada! É querer algo novo, é ser criativo,
é confiar no futuro no seio das artes. É pensar diferente!
-Ainda tudo muito bonito. De verdade. Até me emociona. Mas não temos
dinheiro.
-Tá certo. Você está querendo me provocar. É isso. Quer que eu engula
todo o meu estresse! Eu que vivo em paz com os outros! Eu que quero
ser eu mesmo! Ser livre sem ameaçar a liberdade dos outros. Só desejo
um lugar ao sol, um lugar onde eu possa crescer …
-Mas ainda o obstáculo...
-”A pedra no meio do caminho”?
-A própria. Não temos dinheiro.
-Mas você insiste! Pense comigo: um mundo novo, com pessoas
novas, com novos ideais, com desejos mas também respeito, com
anseios mas também cooperação, com vontade, mas também
tolerância; com sorrisos de verdade, com suas vidas produtivas e
todas livres de promessas vazias …
-Promessas? Quando não um banho de sangue... Mas ainda preciso
avisar: não temos dinheiro.
-Esquecer o político na TV, deixar de lado as propagandas de sabonete
sedutor ou salvação eterna, afastar os maus espíritos e os cobradores,
dar um tchau para essas musas de mídia, dramas de caprichos e culpas.
Ganhar o mundo, conquistar nosso território, ocupar nosso lugar ao sol,
ter sossego...
-Sossego? Ou aventura? E aliás...
-Sim?
-Não temos dinheiro.




Escrito: 27/28abr07
Revisado: 06/07out13




Leonardo de Magalhaens





Nenhum comentário:

Postar um comentário