quinta-feira, 21 de julho de 2011

e estou esperando... I am waiting ... Ferlinghetti




Lawrence Ferlinghetti


I Am Waiting

Estou esperando


Estou esperando minha mala chegar
e estou esperando
pelo renascer da maravilha
e estou esperando
por alguém a descobri realmente a América
e lamentar
e estou esperando
pela descoberta
de uma nova simbólica fronteira ocidental
e estou esperando
pela Águia Americana
a realmente abrir suas asas
e aprumar-se e voar
e estou esperando
pela Era da Ansiedade
se acabar
e estou esperando
pela guerra a ser combatida
que deixará o mundo salvo
para a anarquia
e estou esperando
pelo murchar final
de todos os governos
e estou perpetuamente esperando
pelo renascer da maravilha


Estou esperando pelo Segundo Advento
e estou esperando
pelo revival religioso
a varrer o Estado do Arizona
e estou esperando
pelas Vinhas da Ira serem estocadas
e estou esperando
para que ele provem
que Deus é realmente americano
e estou esperando
para ver Deus na tevê
canalizado no altar das igrejas
se eles apenas podem achar
o canal certo
ao sintonizar
e estou esperando
pela Última Ceia a ser servida de novo
com um estranho novo aperitivo
e estou perpetuamente esperando
pelo renascer da maravilha


Estou esperando que meu número
seja discado
e estou esperando
pelo Exército da Salvação a tomar conta
e estou esperando
para que os mansos sejam abençoados
e herdem a terra
sem taxas
e estou esperando
para que as florestas e animais
reclamem a posse da terra
e estou esperando
por um caminho a ser concebido
para destruir todos os nacionalismos
sem matar alguém
e estou esperando
pelas aves e planetas choverem
e estou esperando
por amantes e lamentadores
a se deitarem juntos de novo
num novo renascer da maravilha


Estou esperando pela Grande Divisa
a ser ultrapassada
e estou ansiosamente esperando
pelo segredo da vida eterna
a ser descoberto
por um clínico geral anônimo
e estou esperando
que as tormentas da vida
passem além
e estou esperando
para navegar para o júbilo
e estou esperando
pelo reconstruído navio Mayflower
para alcançar a América
com suas figuras e direitos de tv
vendido adiantados aos nativos
e estou esperando
pela música perdida a soar de novo
no Continente Perdido
num novo renascer de maravilha


Estou esperando pelo dia
que vai clarear as coisas
e estou esperando retribuição
por tudo o que a América fez
a Tom Sawyer
e estou esperando
pelo rapaz americano
para desnudar a Beleza
e subir encima dela
e estou esperando
pela Alice no País das Maravilhas
a retransmitir para mim
seu total sonho de inocência
e estou esperando
por Afrodite
com braços ativos
na última conferência de desarmamento
num novo renascer de maravilha


Estou esperando
para conseguir algumas insinuações
de imortalidade
para recuperar minha tenra infância
e estou esperando
pelas verdes manhãs a voltarem
os mudos campos verdes
da juventude a voltarem
e estou esperando
por alguns traços de arte
não-premeditada
para sacudir minha máquina de escrever
e estou esperando para escrever
o grande poema inesquecível
e estou esperando
pelo último longo êxtase descuidado
e estou perpetuamente esperando
pelos amantes fugitivos na Urna Grega
a alcançar um ao outro ao fim
e abraçar
e estou esperando
perpetuamente e sempre
por um renascimento da maravilha



trad. livre: leonardo de magalhaens







Lawrence Ferlinghetti


I Am Waiting


I am waiting for my case to come up
and I am waiting
for a rebirth of wonder
and I am waiting
for someone to really discover America
and wail
and I am waiting
for the discovery
of a new symbolic western frontier
and I am waiting
for the American Eagle
to really spread its wings
and straighten up and fly right
and I am waiting
for the Age of Anxiety
to drop dead
and I am waiting
for the war to be fought
which will make the world safe
for anarchy
and I am waiting
for the final withering away
of all governments
and I am perpetually awaiting
a rebirth of wonder

I am waiting for the Second Coming
and I am waiting
for a religious revival
to sweep through the state of Arizona
and I am waiting
for the Grapes of Wrath to be stored
and I am waiting
for them to prove
that God is really American
and I am waiting
to see God on television
piped’ onto church altars
if only they can find
the right channel
to tune in on
and I am waiting
for the Last Supper to be served again
with a strange new appetizer
and I am perpetually awaiting
a rebirth of wonder

I am waiting for my number to be called
and I am waiting
for the Salvation Army to take over
and I am waiting
for the meek to be blessed
and inherit the earth
without taxes and I am waiting
for forests and animals
to reclaim the earth as theirs
and I am waiting
for a way to be devised
to destroy all nationalisms
without killing anybody
and I am waiting
for linnets and planets to fall like rain
and I am waiting for lovers and weepers
to lie down together again
in a new rebirth of wonder

I am waiting for the Great Divide to ‘be crossed
and I am anxiously waiting
for the secret of eternal life to be discovered
by an obscure general practitioner
and I am waiting
for the storms of life
to be over
and I am waiting
to set sail for happiness
and I am waiting
for a reconstructed Mayflower
to reach America
with its picture story and tv rights
sold in advance to the natives
and I am waiting
for the lost music to sound again
in the Lost Continent
in a new rebirth of wonder

I am waiting for the day
that maketh all things clear
and I am awaiting retribution
for what America did
to Tom Sawyer
and I am waiting
for the American Boy
to take off Beauty’s clothes
and get on top of her
and I am waiting
for Alice in Wonderland
to retransmit to me
her total dream of innocence
and I am waiting
for Childe Roland to come
to the final darkest tower
and I am waiting
for Aphrodite
to grow live arms
at a final disarmament conference
in a new rebirth of wonder

I am waiting
to get some intimations
of immortality
by recollecting my early childhood
and I am waiting
for the green mornings to come again
youth’s dumb green fields come back again
and I am waiting
for some strains of unpremeditated art
to shake my typewriter
and I am waiting to write
the great indelible poem
and I am waiting
for the last long careless rapture
and I am perpetually waiting
for the fleeing lovers on the Grecian Urn
to catch each other up at last
and embrace
and I am waiting
perpetually and forever
a renaissance of wonder






Nenhum comentário:

Postar um comentário