quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Político em Linha Reta




Político em Linha Reta





Nunca conheci quem não fosse um campeão.
Porque todo mundo que eu conheço é só campeão.


 
Eu que tenho sido crítico, chauvinista, intolerante,
politicamente incorreto,
Eu tantas vezes descaradamente fisiocrata e nepotista,
vergonhosamente subornável,
Eu que tantas vezes não hesitei em aceitar propina,
Eu que tenho sido omisso nas minhas funções,
Que tenho mentido publicamente nos palanques,
Que não ingressei no partido da situação,
Que tenho sido oportunista, duas-caras, interesseiro
e petulante,
Que tenho dito 'sim' e 'pois não' e virado às costas,
Que tenho no currículo só três reeleições,
Que tenho evitado declarações à imprensa e por isso
mais caluniado ainda;
Eu que tenho sido motivo de chacota das assessorias
de comunicação,
Eu que tenho de subornar o office-boy da contabilidade,
Eu que tenho contas fantasmas nas ilhas Cayman,
outros gastos nunca declarados, de orçamentos
superfaturados,
Eu que distribuo minhas imagens em santinhos
mas jamais uma prestação de contas;


 
Eu que tenho sofrido com a mediocridade dos assessores,
Eu descubro que sou o único incompetente neste mundo.


 
Todo mundo que eu conheço e conta vantagens
Nunca foi incompetente, nunca foi sonegador,
Nunca foi senão democrata – todos eles democratas – a vida toda...


 
Bem que eu gostaria de ouvir alguém sincero
E não voz de congressista e de retórico
Que confessasse não uma sonegação, mas um desvio;
Que declarasse não um mal-entendido, mas uma mentira
descarada!
Não, que isso!, são todos Representantes do Povo, se a gente pergunta.
Quem será que vai confessar que foi demagogo?


 
Ó Parlamentares, meus irmãos,
Macacos me mordam! Estou cansado de excelências!
Onde é que há gente sincera no mundo?


 
Então só eu que sou mensaleiro neste país?


 
Poderão os governistas não os terem subornado,
Podem ter sido traídos pela oposição – mas desonestos nunca!
E eu que sou conivente com ambas as partes,
Como posso apontar o dedo sem passar vergonha?
Eu que tenho sido crítico, totalmente intolerante,
Fisiocrata, nepotista no pleno sentido descarado da palavra.



 
fev/11


Leonardo de Magalhaens



 
paródia de “Poema em Linha Reta
(Álvaro de Campos (Fernando Pessoa))
 
poema original em

para ouvir



Nenhum comentário:

Postar um comentário