Literatura e Psicologia
Conceito de Sombra
Ego, Persona e Sombra
Integrar a sombra
Obras literárias: O médico e o monstro [R. L. Stevenson] e
O Retrato de Dorian Gray [O. Wilde]
.
Na psicologia analítica de C.G. Jung encontramos os conceitos de Ego, Persona e Sombra. O que pensamos ser e o que esperam que sejamos e o que é reprimido ou reprimimos em nós mesmos.
A uma luminosa Persona se contrapõe uma obscura Sombra arquetípica. Não somos inteiramente bons nem totalmente maus.
Os mais bondosos externamente reprimem desejos internos no processo de repressão e recalque. Basta ver clássicos da literatura tais como ‘O médico e o monstro’, de Robert L. Stevenson e o ‘Retrato de Dorian Gray’, de Oscar Wilde.
Em 'Dr. Jekyll e Sr. Hyde' encontramos um médico bondoso e prestativo oculta seus impulsos socialmente inaceitáveis até formar uma personalidade alternativa e que se destaca perigosamente. Ou, em 'O retrato de Dorian Gray', o jovem elegante Dorian Gray que deseja conservar sua beleza, enquanto se entrega aos prazeres e vícios , desde que um retrato 'absorva' seu lado sombrio.
A suposta perfeição da Persona projeta uma Sombra que muitas vezes é rejeitada e reprimida. Acontece que tal repressão causa mais resistências íntimas e o que precisa ser compreendido é ocultado a gerar uma outra faceta da personalidade.
O indivíduo sabe que é incorreto o uso da bebida alcoólica e em sociedade é moderado, e até abstêmio, mas, às ocultas, bebe garrafas e até chega à embriaguez e coma alcoólico.
Assim, o ideal não é sufocar ou rejeitar a Sombra, mas compreender tal lado sombrio e tentar reintegrar. Um uso moderado de bebidas alcoólicas é melhor do que fingir ser abstêmio e depois beber às ocultas com sentimento de culpa.
Obviamente que nem toda Sombra pode ser reintegrada. Um sujeito com tendência à vingança ou violência não pode aceitar tal lado sombrio por questões pessoais e sociais e criminais.
Uma pessoa violenta pode tentar extravasar a agressividade com uso de práticas desportivas ou artes marciais, mas não deve se envolver em brigas ou portar armas.
A Sombra pode ter aspectos manifestados de modos diversos com aproveitamento ou autossabotagem. Vejamos a dupla da DC os inimigos viscerais Batman e Joker / Coringa. O Batman projeta sua sombra como um justiceiro, muitas vezes violento, mas sem ser homicida proposital. Já o Joker é uma Sombra ambulante do caos e descontrole de uma mente sem unidade, mas que se dissocia em violência gratuita e auto-mutilação.
Para aceitar e integrar a Sombra é preciso compreender porque tal faceta existe: drama familiar, conjugal, trauma? E depois tentar moderar os extremos e integrar os opostos deste ser fragmentado em personalidades que se tornam personagens de romance gótico.
Integrar a Sombra envolve trabalho de análise e terapia, e profundo conhecimento de si mesmo, para uma psique completa e funcional, e não cindida e em sofrimento.
Dez23
Referências
FREUD S. Beyond the Pleasure Principle. 1920. Além do Princípio do Prazer. 1980.
_________ . The Ego and the Id. 1923. O Eu e o Id. 1980.
JUNG, C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. Trad. Dora Ferreira da Silva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
________ . O Eu e o Inconsciente. Trad. Dora Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes, 2008.
STEVENSON, Robert Louis. O estranho caso do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde. trad. Marsely de Marco. Cotia: Pandorga, 2022.
WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. trad. Otavio Albano. São Paulo: Lafonte, 2020.
Leonardo de Magalhaens
poeta, contista, crítico literário
Bacharel em Letras FALE / UFMG
bônus ::::
artigo sobre O médico e o monstro in
LdeM Leitura e Escrita
http://leoleituraescrita.blogspot.com/2010/03/sobre-o-medico-e-o-monstro-dr-jekyll-mr.html
artigo sobre Dorian Gray in Meu Cânone Ocidental
http://meucanoneocidental.blogspot.com/2011/02/sobre-o-retrato-de-dorian-gray-de-oscar.html
http://meucanoneocidental.blogspot.com/2011/02/sobre-o-retrato-de-dorian-gray-22.html
Vídeo no canal Youtube LdeM Literatura Agora!
https://www.youtube.com/watch?v=toTMPuooTrA
.:
Nenhum comentário:
Postar um comentário