terça-feira, 18 de julho de 2017

poemas de MÁRCIO SAMPAIO








MÁRCIO SAMPAIO



                                ROMANCE DO POETA NEGRO


PRIMEIRA VISÃO
DO INFERNO

                                      Abrir-se um abutre, ou mesmo
                                      depois de deduzir dele o azul
                                                            ADÃO VENTURA

(Atraídos pelo ranger do pensamento
sete abutres vieram assistir
                                 na praça
ao encantamento do Poeta.

E vinham sedentos, fechando o cerco,
em lenta mas decidida empresa.

E ao findar o tempo so poema
                    desciam sobre os ombros distraídos
                    onde arfava ainda
                                     a viva fonte
                                     da criação.

Sete abutres
                    em estado de graça
                     a sugar a medula do poeta
                     impregnada de êxtase
                                                 de delírio
                                                e de cachaça).





...





NO JARDIM
DAS OLIVEIRAS

Eram sete abutres empenhados em dramática peleja
disputando mais que a carne, o cerne da medula
onde habita a força da magia secular
                                        de sua arcaica raça.

Os poemas eram sacudidos das folhas, nessa luta cruel
sem desistências pura resistência de músculos e mente,
                                       hábeis à dura armadilha.

As palavras se entre-
                               laçavam como dedos de amantes,
                               para não pederem a emoção
                               na geometria do discurso.

Quantas vezes o esforço do combate
                            anquilosara os gestos!

Emaranhavam-se os signos da vida
                         nas ondas de rádio e tevê,
e por fim se transformavam em risonhas
                          bisonhas mensagens
                                         (pop/ubíquas)
                                              publicitárias.

Entre uivos de lennons
            tiques de caetanos
falsetes de nácar
               e sementes
grafites de gil em giz
            nos mil muros da cidade,
nos lençóis das camas,
                  sob os panos
         empastados de
         perdidos gozos:

/ sabonetes cotonetes
odorantes a jato
o jeito o ardil
do nó desfeito /
/o dulcearomado ar
o brilho maravilha
de prata nos lábios /
/ o leite o deter-
gente a higiênica
a paz dental
e genital /
/o zodíaco afrodisíaco
             o beijo refri-
             beligerante /

todas essas loucuras de delícias que se cantam
nas salas vaidosas das mansões,
nos jardins adamantinos dos templos
e dos shoppings e palácios
pra exorcizar o odor dos morros
                         dos sovacos
                         e das ruínas.

Eram sete abutres empunhando sabres e cutelos
(não bastassem os bicos afiados
a pelejarem em contínuos ataques
ao castelo de vértebras e costelas
por nacos mais suculentos)
lançados sem cautela à conquista da carne
                             do Poeta condenado.
Mas a carne,
                     a resistir,
                                como o poema,
se recompunha num instante,
                                               à medida
em que lhes subtraíam a(tre)vidamente as fibras:

- a carne se refazia num átimo,
mais luminosamente vermelha.

Multiplicava-se o riso no lamento entrelaçado
e o Poeta, embriagado de dor, inda retinha
o segredo mais extraordinário, o diamante de sua raça
que reverberava dentro de si mesmo,
                               enquanto a morte o lapidava.


E era essa jóia que aos abutres atraía
mais que a carne do poema, e a cor de sua pele,
mais, muito mais,
que o vermelho atávico de seu gesto
a tinta da vida com que o Poeta,
                                           em delírio,
entalhava e encarnava os anjos
                                    de seus altares.




...


O EXÍLIO

(Porque atraía
-ao escrever sua poesia -
                         sete abutres
dos quais sofria
indescritível martírio
                       e agonia,
o Poeta acabou sendo alijado
                        da social companhia.

Expulso para o céu
com seus cantos de rebeldia
subiu com anjos e banda
regendo uma grande folia.


E foi sentar-se
à mesa do botequim
à esquerda de Deus Pai
entre madalenas e marias
condenado a beber
                    eternamente
sua parcela de fel
                   de merda
                   e ambrosia).




em Submissão de Narciso / Risco de Vida [BH, 2000]



mais em
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/marcio_sampaio.html


http://www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2013/02/17/noticia-e-mais,140459/artista-plastico-desperta-olhar-critico-sobre-a-arte-a-vanguarda-e-o.shtml


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